Pesquisar neste blog

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Uruguai, a surpresa de 2011

Antes de desbravar os meus sonhos de consumo latino-americanos, Cuba e Peru, (pensando bem, incluo também o México na lista), escolhi o Uruguai para passar férias adiantadas, em novembro de 2011. Talvez, se não tivéssemos encontrado uma passagem aérea tão barata, não pensaríamos tão cedo em conhecer Montevidéu, cidade que divide o posto de capital do tango com Buenos Aires. Pelas andanças na cidade, parece que os uruguaios não fazem tanta questão de brigar pelo título: tanto não vi casas de show de tango em Montevidéu como pouco escutei o ritmo pelas ruas da cidade. Buenos Aires leva essa tradição turística mais a sério.        

O Uruguai foi uma surpresa. Primeiro porque, entre os países da América do Sul (Argentina, Chile e Paraguai) que já tive a oportunidade de conhecer, foi o mais receptivo ou, ao menos, dei sorte em ser muito bem atendida no hotel e nos restaurantes por pessoas atenciosas. A leveza dos uruguaios me conquistou, assim como poder passear por um local turístico durante cinco dias como se estivesse morando por lá. É um lugar que me fez sentir como uma autêntica imigrante recém-chegada a uma nova morada, descobrindo por onde andam os chicos y chicas uruguayos. A Rambla, avenida costeira onde eles passam o fim da tarde tomando mate ou se exercitando, os bares e os restaurantes contribuem para essa imersão na cultura cotidiana. São poucos os lugares tipicamente turísticos, como a parte histórica e o Mercado del Puerto.

Em dezembro, montei um pequeno roteiro com as minhas melhores dicas sobre Montevidéu e Punta del Este para um colega que estava prestes a embarcar para passar o fim de ano por lá. Farei alguns textos sobre o que mais me chamou a atenção no país, com sugestões de passeios e restaurantes. Nada extraordinário, mas que possa ajudar alguém que tenha esse destino na lista de viagens. Para quem, assim como eu, não tinha o Uruguai nas primeiras posições da listinha "próximos lugares a conhecer", sugiro reposicioná-lo no grid.
     
Na Rambla de Montevidéu, praia de Pocitos (Foto: Jamile Bilu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário